A segurança eletrônica passa por mudanças e inovações com frequência. Por isso, é essencial que profissionais que atuam no segmento estejam atentos a essas novidades.

Segurança é um fator primordial atualmente e, aproveitar a tecnologia, utilizando-a a seu favor pode te proporcionar diversos benefícios.

Esses benefícios só são possíveis devido ao constante desenvolvimento de novas tecnologias que, junto a um bom planejamento, proporcionam vigilância e proteção de pessoas e bens materiais.

Desde a década de 60, houve uma grande evolução no que diz respeito ao uso de equipamentos para operar em diferentes cenários e necessidades. Atualmente as possibilidades são diversas e cada ano surgem atualizações.

Para contribuir com o seu conhecimento sobre as tendências de segurança eletrônica para 2023, nós, do GRUPO JM, empresa que desenvolve soluções eficientes e inteligentes nesse segmento, destacamos os principais pontos que devem ganhar força no próximo ano. Confira.

O que é segurança eletrônica?

A segurança eletrônica é conjunto de serviços e tecnologias, integrados por um sistema eletrônico, com o objetivo monitorar ambientes e indivíduos, aumentando a proteção tanto de um patrimônio como das pessoas.

Para isso, utiliza-se dispositivos e sistemas específicos para monitorar, detectar e inibir diferentes tipos de atividades criminosas ou situações de risco.

Principais tendências para segurança eletrônica 2023

Entre as principais tendências de segurança eletrônica para o próximo ano, destacam-se:

Gravação em nuvem

A gravação em nuvem vai estar em evidência em 2023. Esse recurso garante vantagens como acompanhar o monitoramento a distância e, principalmente, a proteção das imagens em casos de eventos externos como incêndio e furtos.

Mesmo com o foco desse serviço não sendo o cliente final, e sim para instaladores, com as novas possibilidades dentro do mercado nacional, surgirão oportunidades mais competitivas. Essa tendência também aumenta a oferta de programas de benefícios para os profissionais da área.

Controle de acesso e portaria remota

Consumidores procuram cada vez mais por segurança e agilidade em acessos de portas e portões. A tendência são fechaduras eletromagnéticas e eletromecânicas, que garantem um controle de acesso eficiente.

Essas opções serão muito procuradas no mercado. Além delas, produtos complementares, como botoeiras sem toque, botoeiras quebra vidro e molas aéreas com ajuste de velocidade e força também ganharão força.

A portaria remota é mais um mercado em expansão. Especialistas apontam que mais de 4 mil condomínios já utilizam o serviço oferecido por mais de 600 empresas de portaria remota ativas em todo Brasil. Apesar de relativamente nova, a tecnologia já faz parte do portfólio de empresas veteranas e convive com outros tipos de serviço.

Câmeras mais modernas

Tanto por empresas, quanto profissionais e o consumidor final, a principal procura para 2023 devem ser por câmeras mais modernas. Opções que oferecem LED visível (Full Color), Wi-Fi, áudio, inteligência de vídeo e saída de alarme devem ser a preferência desse público.

Drones

De acordo com o relatório divulgado pela Federal Aviation Administration (FAA), responsável pelo setor de aviação dos Estados Unidos, correspondente à ANAC no Brasil, o mercado de drones para uso profissional está crescendo além do esperado e deve triplicar ainda em 2023.

O relatório destaca que, quanto mais a tecnologia ligada aos drones evolui, mais aumentam os níveis de segurança, sua autonomia e a integração com outros sistemas.

Além disso, um estudo Drone Market Report 2021-2026, publicado pela Drone Industry Insights (Droneii), empresa alemã especializada em pesquisas para esse setor, revela que esse mercado vai saltar de US$ 26,3 bilhões para US$ 41,3 bilhões em 2026 em todo o mundo. O que significa que o setor deve crescer 9,4% ao ano nesse período.

Superapps

Os superapps combinam os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema digital em um único software. Através deles, é possível ter um conjunto único de funcionalidades, possibilitando que o usuário final tenha uma vasta experiência muito mais imersiva, única e personalizada no quesito segurança e monitoramento.

Rastreamento

Segundo o último anuário brasileiro de segurança pública, cerca de um carro é roubado por minuto no Brasil. O rastreamento é considerado como um dos segmentos mais promissores da segurança eletrônica para o próximo ano e pode ser um recurso decisivo na recuperação dos automóveis roubados ou furtados.

A tecnologia permite ainda, acompanhar o trajeto do veículo para análise de estatísticas relacionadas ao seu uso, como manutenção preventiva e corretiva, eventos de sinistro, não conformidades e padrão de uso.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), revelam que o mercado de rastreamento atualmente atende mais de 2,5 milhões de veículos no país, o que representa menos de 5% da frota brasileira, indicando potencial de crescimento futuro.

Acessórios de CFTV

Outro recurso que também deve ganhar força no próximo ano são os acessórios que facilitam e garantem a qualidade CFTV. Cabos CAT7 e CAT8, Switches Hi-PoE e sistemas de alarme sem fio oferecem uma solução completa para diversas aplicações dentro do mercado de segurança eletrônica.

CFTV IP para segurança eletrônica

A migração do cenário analógico de IP para CFTV IP é mais um recurso que deve ter grande crescimento. Novas estruturas de condomínios, por exemplo, já nascem com projetos que incluem soluções mais contemporâneas.

Antenas de rádio IP, para comunicação em longas distâncias, elevadores sem uso de cabos, e uso de fibra óptica e seus acessórios de instalação na infraestrutura, são produtos que devem se destacar.

Outros destaques ficam por conta dos softwares de monitoramento com analíticos inteligentes para alarmes (utilizados em reconhecimento facial, linha e cerca virtual, controle de vaga estacionamento, controle de acesso para pedestre e veículo).

Em residências, as câmeras IP Wi-Fi aliadas a produtos de casa conectada, serão o ponto forte da automação residencial. Câmeras com reconhecimento facial que abrem portões, ligam ou desligam remotamente produtos de energia e integração com Google e Alexa também devem ter crescimento nas buscas.

Investir em segurança eletrônica pode fazer toda a diferença na preservação de patrimônio, além de garantir a integridade física das pessoas em determinado local. Como mostramos, existem diferentes tecnologias para garantir esse recurso, e elas evoluem mais a cada ano.

Nós, da Seventh, estamos sempre atentos às mudanças e novas possibilidades, desenvolvendo cada vez mais os nossos produtos para oferecer serviços sempre atualizados.

Para mais conteúdos como esse, continue lendo nosso blog e siga nossas redes sociais.

Deixe seu Comentário