Câmeras inteligentes: como funcionam e quais comprar?

Imagem de: Câmeras inteligentes: como funcionam e quais comprar?Imagem: Fonte: Unsplash

As câmeras inteligentes têm se popularizado cada vez mais como aliadas de quem precisa de segurança extra, mas com máxima conveniência. Esses equipamentos ajudam a monitorar os ambientes, seja para para detectar invasões ou reduzir a incidência de acidentes domésticos e em ambientes corporativos.

Fora o reforço na segurança pessoal, muitos usuários têm descoberto a importância dessas câmeras na segurança de áreas maiores, como locais de acesso comum em vilas e condomínios, ou até mesmo na vigilância de ruas públicas. Inúmeros são os casos em que crimes só puderam ser desvendados por causa de imagens captadas por câmeras instaladas na vizinhança.

Como funciona uma câmera inteligente?

Se você não tem familiaridade com smart câmera Wi-Fi, deve estar se perguntando qual a diferença entre esses modelos mais modernos e as câmeras de segurança tradicionais.

Câmeras inteligentes permitem o monitoramento de ambientes à distância e em tempo real.

Câmeras inteligentes permitem o monitoramento de ambientes à distância e em tempo real.Fonte:

Basicamente, as câmeras inteligentes são chamadas assim por possuírem recursos online, ou seja, que as mantêm conectadas à internet, o que permite o monitoramento de ambientes à distância e em tempo real. Nesse sentido, elas podem apresentar funcionalidades extras, como permitir a comunicação com o ambiente monitorado. Além disso, alguns modelos são equipados com chips poderosos que adicionam inteligência artificial. Por isso, elas podem emitir alertas com base no reconhecimento de pessoas ou sons.

Outros recursos que justificam o termo "inteligente" para esses equipamentos ainda incluem a capacidade de cobrir áreas maiores (alguns modelos captam em todas as direções), a possibilidade de rastrear objetos e também de emitir alarmes sonoros e/ou luminosos em casos específicos.

As câmeras inteligentes também podem se integrar a sistemas smart home, desempenhando algumas atividades por meio de comandos de voz. Em ambientes internos, elas são amplamente utilizadas para monitorar crianças, idosos e animais de estimação.

Deixe seu Comentário